quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Blog viabiliza confissão anônima dos internautas




Fonte:


da Folha de S.Paulo

Você carrega o fardo de um antigo segredo e quer revelá-lo para se sentir aliviado? Está fazendo sucesso na internet um site que possibilita confessar anonimamente ao mundo aquilo que o atormenta ou o envergonha.

Lançado há dois meses como um projeto artístico, o blog PostSecret já recebeu mais de 200 confissões, bem-humoradas ou tristes, em forma de desenhos, recortes ou folhas manuscritas --todos devidamente escaneados ou criados com softwares de desenho.

"Eu quero fazer sexo com minha terapeuta", diz um que traz o desenho de um casal em posição romântica num divã.

"Meu namorado e minha família pensam que deixei de fumar há dois anos. Eu não parei (e continuo fumando)", diz outro, assinado por Closet Smoker --algo como fumante no armário.

"Eu digo que sou vegetariano, mas como carne às escondidas", afirma um terceiro --com um esboço que evidencia um pedaço de carne e uma faca.

Curioso

O site foi criado pelo artista americano Frank Warren. Ele iniciou o projeto postando mensagens em outros blogs solicitando segredos em forma de arte. O resultado, segundo ele, fez com que se sentisse um voyeur.

"No começo, eu me sentia fascinado com os segredos que chegavam diariamente por e-mail. Cada um oferecia uma espiada nos momentos mais íntimos de estranhos", afirma Warren, que acredita que algumas das pessoas façam as confissões em busca da absolvição: "Eles querem aliviar seus fardos".

Para o artista, o segredo do sucesso está no formato de cartão-postal das confissões. "Duas delas são minhas", conta Warren, sem, evidentemente, dizer quais são.

Desabafo

O PostSecret pode ser o sucesso do momento, mas não é o único local onde internautas revelam segredos. Vários sites brasileiros usam as palavras "confissão" e "segredo", além de suas variantes, como revela uma simples busca no Google.

A maioria é formada por blogs nos quais, assim como no próprio PostSecrets, não há garantia de veracidade. Além disso, são raros os com proposta similar à de Warren --há mais diários virtuais do que confessionários.

Com France Presse

Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio