sexta-feira, junho 17, 2005

E-Learning Brasil aborda interação e rapidez




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Capaz de reduzir o tempo de desenvolvimento de um curso a distância em até 90%, o rapid e-learning stá entre os novos temas discutidos na quinta edição do congresso e-Learning Brasil 2005, que teve início nesta quarta-feira (15/06) em São Paulo.


Iniciado há cerca de dois anos nos Estados Unidos, o rapid e-learning espera impulsionar um mercado cujos investimentos mundiais devem saltar de 2,1 bilhões de dólares em 2001 para 33,6 bilhões de dólares este ano, segundo a consultoria Gartner.


"A cultura do e-learning já não é um obstáculo. Hoje, as empresas sabem que podem reduzir custos com a formação de diversos funcionários, remotamente, mas não querem esperar a média normal de 12 semanas que um novo curso virtual pode levar para ficar pronto", afirma o economista Fábio Barcellos, sócio-diretor da QuickMind, que realizou uma palestra sobre o assunto.


O executivo, que foi responsável pelo primeiro projeto de e-learning brasileiro para a Embratel, em 1997, explica que o novo e-learning procura reduzir o tempo gasto em etapas como programação, navegação do curso, telas, mídia, com formatos pré-fabricados, sem perder a qualidade.


"No mundo inteiro, o processo corresponde a 40% das demandas de treinamento", ressalta Barcellos, citando dados da consultoria norte-americana Bersin Associates.


Interatividade


Somente no ano passado, mais de 1,1 milhão de pessoas fizeram algum tipo de curso a distância no Brasil, informa o Instituto Monitor e pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abraed).


A interatividade é outro tema abordado no e-Learning Brasil 2005. "É muito importante haver um tutor no processo de aprendizado, ou seja, oferecendo cada vez mais apoio ao aprendiz por meio de ferramentas interativas. O e-learning não se trata do aluno sozinho com o computador", avalia Francisco Antonio Soeltl, presidente da MicroPower, empresa que promove o congresso.


Atualmente, 450 empresas possuem iniciativas de e-learning no País, segundo Soeltl. Somente entre as 62 companhias participantes do Prêmio E-Learning Brasil, a organização estima que tenham sido investidos 360 milhões de reais nos últimos cinco anos.


O congresso, que ocorre até quinta-feira (16/06) conta com cerca de 800 participantes, 37 palestras e 24 expositores tratando da evolução e das tendências do ensino a distância no Brasil e no mundo.


Paralelamente ao congresso, ocorre o Fórum Internacional de Tecnologia aplicada à Educação ( FIT Educ 2005), que vai oferecer 12 sessões ligadas aos temas "Impacto da Tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem", "Jogos e simulações na Educação", "Software livre x proprietário (Custo x Benefícios)" e "Em direção a uma Sociedade mais Criativa".


Serviço:
Data: 15/06/2005 e 16/06/2005
Local: Hotel Gran Meliá (Avenida Nações Unidas, 12559 - São Paulo SP)
Preço: 1.850 reais pelos dois dias e 925 reais para um dia (valores válidos até 13/06).
Mais informações e inscrições pelo endereço http://www.elearningbrasil.com.br .


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