terça-feira, julho 21, 2009

iMasters - Asterisk - a nova geração de PABX - Software Livre

Sexta-feira, 12/12/2008 - 09:30 - Por Alberto Sato
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Asterisk - a nova geração de PABX

O Asterisk representa uma nova geração de PABX ou de sistema de telefonia inteligente, conhecida como PBX IP. A grande vantagem desse sistema é a utilização de uma rede TCP/IP como meio de transmissão, permitindo realizar ligações utilizando a Internet, reduzindo consideravelmente os custos além de se integrar com as redes de telefonia tradicionais (Telefonia fixa e celular) e os sistemas da empresa.

Voz sobre IP ou simplesmente VoIP é a tecnologia que possibilita realizar ligações utilizando a Internet como meio de transmissão. Existem basicamente 2 tipos de ligações VoIP. Uma é quando se utiliza o VoIP para ligar para uma outra pessoa que possui o VoIP; este tipo de ligação normalmente é gratuita. O outro tipo é quando é necessário ligar para o número de um telefone fixo ou celular. Essas ligações são normalmente tarifadas, mas por um valor muito abaixo do que uma ligação DDD ou DDI, pois a ligação é transmitida na maior parte do trajeto através da Internet e somente num local próximo ao destino é que a ligação é comutada para a rede de telefonia fixa ou celular.

O baixo custo das ligações através da Internet é apenas um dos primeiros benefícios da utilização do Asterisk. O benefício principal do Asterisk é o grande ganho com produtividade, flexibilidade e integração dos sistemas da empresa (web, email, telefonia, banco de dados, sistemas corporativos, entre outros) obtida através do transporte da voz como dados através de uma rede IP.

Um PABX tradicional de pequeno e médio porte oferece recursos de telefonia limitados e cada vez que necessitar de novos recursos é preciso adquirir módulos adicionais, isso se o PABX permitir tal recurso ou houver disponibilidade, caso contrário será necessário substituir o PABX por um modelo superior.

Utilizando um PBX IP baseado no Asterisk, todos os recursos já estarão disponíveis tanto para utilização numa pequena empresa quanto para uma grande companhia ou Call Center. Recursos como URA, correio de voz, distribuição automática de chamadas, filas de atendimento por setores, recepcionista digital, entre outros recursos, que somente são encontrados num PABX de grande porte agora estão disponíveis para qualquer tamanho de empresa.

Uma empresa que utilizar um PABX com URA (Unidade de Resposta Audível) com diversos níveis de navegação, bem estruturada e com muitas informações úteis; criar diversas filas de atendimento para cada departamento ou setor com mensagens específicas de cada área enquanto o cliente aguarda; selecionar as músicas favoritas ou propagandas da sua empresa em mp3 como música de espera, disponibilizar o correio de voz em caso de ausência, além de muitos outros recursos, com certeza irá impressionar seus clientes mesmo que a empresa tenha apenas poucos funcionários. Com o Asterisk tudo isso é possível com um baixo custo.


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