Durante a 8ª Oficina de Inclusão Digital, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 24 e 27 de novembro, o Serpro e a Rede Casa Brasil vão apresentar o Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros - Rede Brasil Digital, solução que visa congregar informações sobre o dia-a-dia dos espaços de inclusão digital e suas comunidades no país.

O Rede Brasil Digital é parte integrante de um esforço aberto e colaborativo que convida outras iniciativas de inclusão digital a somar no uso, desenvolvimento, suporte e aprimoramento do sistema.

Chamado de Cadastro de Usuários, o primeiro módulo da solução foi lançado em agosto de 2009 e reúne informações sobre o perfil dos cidadãos beneficiados pelos projetos de inclusão digital, a fim de mapear o impacto dessas ações nas comunidades assistidas.

Os próximos módulos do sistema já estão sendo desenvolvidos pela Rede Casa Brasil e são: gerenciamento de equipamentos, gerenciamento de parcerias, painel de acompanhamento aprendizagem em rede e agente de inclusão digital.

No módulo de gerenciamento de equipamentos, o telecentrista - agente de inclusão digital - poderá compartilhar, através do prévio cadastro de todos os computadores, informações sobre o estado de funcionamento de toda a infraestrutura e equipamentos disponíveis para uso público e, em alguns casos, até organizar o empréstimo desses elementos. As equipes de coordenação desses telecentros poderão saber qual o tempo de vida útil, índice de disponibilidade e quais os problemas mais comuns nos itens que compõe os telecentros.

Por sua vez, o módulo gerenciamento de parcerias irá mapear quais os agentes parceiros de cada telecentro e de que forma está funcionando essa ação conjunta.

O Painel de acompanhamento irá fornecer um panorama geral contendo dados técnicos e específicos sobre os telecentros como: se a conexão está ativa ou não, equipamentos inativos ou indisponíveis, número de ações desenvolvidas além do acesso livre. Esse módulo fornecerá um conjunto de informações para tomada de decisão com o objetivo de garantir um índice de disponibilidade desses espaços para o cidadão.

Ao Serpro cabem os serviços de fornecimento de infraestrutura para hospedagem e segurança dos dados dos usuários, que terão a mesmas politicas de segurança aplicadas aos demais clientes da empresa, como a Receita Federal do Brasil.

Dessa forma, e contando com a adesão de um número cada vez maior de projetos e ações de inclusão digital, o Rede Brasil Digital tem como missão contribuir para a gestão diária de cada telecentro, melhorar os serviços prestados ao cidadão e promover a sistematização e o compartilhamento das experiências entre projetos e unidades.

O Rede Brasil Digital foi desenvolvido em software livre e opera em plataforma web.

Oficina


A 8ª Oficina para Inclusão Digital acontece de 24 a 27 de novembro, em Belo Horizonte-MG. O evento constitui um espaço para discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação para promover ações concretas para a inclusão digital no país. Para informações e inscrições, acesse http://oficina.inclusaodigital.gov.br.

Fonte: Serpro