Como a Campus Party muda a internet e a criação do Migre.me

MigremeO sétimo capítulo do Histórias na Campus Party chegou até a equipe do Blog através da matéria do Davi Rocha, publicada no Portal MTV. Ou seja, não foi oficialmente enviada por quem viveu a experiência na Campus Party, mas é tão legal que nós não podemos deixar de publicar aqui no Blog como parte da nossa série.

Abaixo você confere a matéria.


Um dos costumes de quem usa o twitter é compartilhar links com seus seguidores (fotos, notícias, clipes e outras infinitas coisas). Como no twitter as mensagens tem até 140 caracteres, surgiu a necessidade de ter encurtadores de url, sites que diminuem links de 50, 100, 200 para 10, 15 caracteres. Um dos mais conhecidos do Brasil é o migre.me.

Muito além de apenas diminuir os links, o site possibilita contar clics dos links e a homepage do site lista os links mais clicados do momento.

Sabia que o migre.me é fruto da Campus Party? A ideia surgiu no evento de 2009, criação do Jonny Ken, que falou para este blog sobre o site, sua criação e a evolução dele durante esse ano.

Como foi o surgimento do Migre.me? Você não tinha a menor ideia de que ia sair de lá com essa ideia?
Nem imaginava! Para mim era uma brincadeira e o migre.me só surgiu por causa de um bate papo e uma aposta com o Alexandre Fugita (blogueiro do Techbits). Na grande maioria das vezes a oportunidade bate na porta da gente e nem ligamos. O Migre.me foi quase um caso desses!

***
Eles e mais alguns blogueiros resolveram fazer um campeonato de Rick and Roll. A brincadeira era colocar no twitter links com o vídeo Rick and Roll, quem mais fizesse as pessoas clicarem ganhava. Pra saber quem ia ganhar eles precisavam de um contador de clicks. Por isso Jonny sentiu a necessidade de criar o migre.me. Saiba mais aqui.

***

E desde o começo o Migre.me é um sucesso e cresce bastante?

Para se ter uma idéia, no primeiro dia derrubou o servidor… Tudo bem que era um compartilhado de U$10,00 por mês, mas derrubou! Mas cresceu sim. Como o site é relativamente novo (vai fazer 1 ano em primeiro de fevereiro), nossos parametros de crescimento são as comparações mensais, e nesse quesito o migre.me tem crescido bem! Felizmente! O migre.me fechou fevereiro com aproximadamente 100 mil pageviews. Hoje o valor é mais de 10 vezes superior a isso!

No começo você programava o Migre.me nas horas vagas de seu trabalho, né? Como está a dedicação ao site agora, já dá pra se dedicar só ao migre.me?
Já sim!! Fui chamado pela Paula Signorini e pela Maria Carolina Cintra para fundarmos uma empresa - a Kingo Labs. Elas conseguiram um investidor e agora estou praticamente me dedicando integralmente ao migre.me e novas ferramentas!

Uma pergunta mais pessoal, só pra quebrar um pouco o ritmo. Você parece ser um dos caras mais ligado em tecnologia na veia, o quanto sua rotina é ligada na internet?
Acho que a única coisa não conectada na internet no meu quarto é o despertador (hummmmmmmm… vou procurar algum despertador online). Além do trabalho, gosto de ler diversos blogs, assistir vídeos no youtube e jogar vídeogame. Minha namorada, que não era muito ligada na internet, hoje adora Twitter, é heavy user do Flickr e grava até Podcast!!! Mas eu sou noveleiro, adoro programas “populares” de canal aberto e sou viciado em esportes. Sempre que possível eu tento conciliar meu lado geek com meu lado pré-geek.

Mais que um simples encurtador de links, a homepage do Migre.me se torna um local para saber das principais discussões da twittosfera brasileira. O que você pensa disso?
Com o crescimento exponencial do número de compactadores de URL, a única solução para se diferenciar no mercado é oferecer novas ferramentas. A home do migre.me é um dos diferenciais, e a idéia é oferecer cada vez mais e mais!

E sobre a Campus Party? Vai ano que vem, né?
Pela primeira vez irei para o Campus Party para ficar o dia todo! Como nas outras edições eu não podia sair do trabalho durante o horário comercial, minhas visitas eram restritas somente para as noites e madrugadas. A proxima edição vai ser completamente diferente! Só não falo que irei dormir por lá porque a minha casa é bem do lado do pavilhão Imigrantes!

Num evento como a Campus Party sempre surgem ideias boas…
Bom, eu não sei se saem boas idéias de dentro do Campus Party mas, com absoluta certeza, acontecem outras coisas que gerarão novas idéias. Principalmente por causa do networking que rola lá dentro e a troca de informações nas palestras e nas conversas informais. É praticamente impossível não sair de lá com novos “possíveis contatos”!

***

Se quiser acompanhar o Jonny Ken pela internet, links: blog Infopod, podcast Decodificando e o twitter dele: @jonnyken.

O Jonny falou de procurar um despertador online, se quiser tem este aqui.

Fonte: Campus Party Brasil