A má qualidade da banda larga é um sofrimento para o brasileiro. Apesar das inúmeras reclamações dos consumidores, não há norma que regule a qualidade do acesso à internet no País. As empresas de banda larga só garantem 10% da velocidade contratada e algumas nem se comprometem com uma capacidade mínima!

Há um lobby poderoso das prestadoras do serviço para que as coisas continuem assim. Porém, temos agora uma oportunidade real de mudar a situação - o Conselho Diretor da Anatel tem de votar até o final de outubro uma regulação que definirá os padrões de qualidade da banda larga brasileira.

Ajude a fazer os interesses dos consumidores prevalecerem sobre os abusos das empresas! Envie uma mensagem para o Conselho Diretor da Anatel agora:

www.idec.org.br/campanhas/qualidadeja

Recentemente a Anatel colocou em consulta pública uma proposta de regulamento de qualidade que estabelece limites máximos de variação da velocidade contratada, obrigação de a empresa fornecer um software certificado para a medição da qualidade da conexão, teto máximo de ocupação da rede, além de critérios de atendimento ao consumidor. A resolução final depende da aprovação Conselho Diretor. O único obstáculo são as empresas de telecom, que estão fazendo pressão por uma regulação fraca.

O Conselho Diretor da Anatel se reúne toda quinta-feira e deverá aprovar o regulamento de qualidade em menos de um mês. Vamos nos unir para bombardear os conselheiros Ronaldo Sardenberg, Emília Ribeiro, João Rezende e Jarbas Valente com mensagens de internautas-consumidores exigindo uma regulação firme!

O acesso à rede que tanto sonhamos para o Brasil depende disso. Só com qualidade a internet pode realizar todo o seu potencial de acesso à informação e concretização de direitos fundamentais. Baixa velocidade, problemas de estabilidade, pouca transparência na prestação do serviço e mau atendimento do consumidor não fazem parte da banda larga que queremos. Envie uma mensagem para a Anatel:

www.idec.org.br/campanhas/qualidadeja

Toda quinta-feira é “Dia de Pressão na Anatel”. Não se esqueça de enviar mensagens todas as quintas até o fim do mês. E não se esqueça de publicar o link da campanha no Twitter e Facebook. Agora é hora de mostrarmos que os consumidores estão bem informados e prontos para brigarem pelos seus direitos. - divulgue esta campanha!

Por uma banda larga de qualidade,

Veridiana Alimonti e a equipe do Idec

PS: Se você quer contribuir com a divulgação ou as ações dessa campanha, escreva para campanhas@idec.org.br